longboard

Santos em festa

Por Marcio Bernardino em 11/12/2006 12:21

Carlos Mudinho foi a grande estrela do evento. Foto: Sérgio Militello.

Cerca de 80 surfistas participaram no último sábado do primeiro Cisco Longboard Festival, realizado na praia do José Menino, Santos (SP).

 Organizado por Cisco Aranã, o evento reuniu pioneiros do esporte na Baixada Santista, atletas da capital e competidores do Rio de Janeiro.

 Clique aqui para ver o vídeo 

 Clique aqui para ver a galeria de fotos

 A competição teve 10 baterias de surf divididas nas categorias Longboard Friends (uma bateria para atletas de 16 a 29 anos e duas para atletas de 30 a 44 anos), Longboard Feminino (para surfistas de todas as idades), Longboard Legends (duas baterias para atletas de 45 a 49 anos), Longboard Super Legends (três séries para atletas com mais de 50 anos) e Tandem (surf em duplas, com uma série para atletas de qualquer idade). Também foram realizadas provas de remada.

Cada bateria premiou três competidores com medalhas. Os surfistas disputaram as séries em ondas de até meio e foram avaliados por um trio de jurados, que observou os quesitos melhor onda, melhor performance (manobras) e o estilo mais bonito (fluidez).

 Para muitos competidores, o Cisco Longboard Legends foi mais que um campeonato. "Foi a chance de reencontrar velhos amigos", explica o árbitro Mauro Rabelé, que julgou as baterias do evento e também competiu na categoria Legends.

O santista pioneiro John Wolthers também apoiou a iniciativa. "É muito importante resgatar os nomes do passado. Isso é uma coisa feita bastante aqui em Santos, por intermédio dos eventos de surf", comenta Wolthers.

 De acordo com o organizador Cisco Araña, o objetivo é realizar o evento anualmente. "Sinto-me honrado com a participação de tantos pioneiros em um campeonato que leva o meu nome. Essas pessoas foram os meus mestres no surf. Para os próximos anos, meu objetivo é continuar a realizar o campeonato, só que vamos buscar novos patrocínios para que todas as categorias tenham inscrições gratuitas", comenta Araña.

 Homenagem - O Cisco Longboard Festival também prestou homenagem ao carioca  Carlos Mudinho. Os participantes formaram um corredor com as pranchas, percorrido por Mudinho que ainda recebeu uma placa com a palavra Mahalo.

 "Ele foi o meu mestre. Entregamos a placa com a palavra Mahalo por tudo que ele representa e fez pelo surf brasileiro ao longo de sua carreira", destacou. 

    O campeonato contou ainda com a presença de Maria Aparecida Simon Gonçalves, esposa do falecido Osmar Gonçalves, considerado o primeiro surfista do Brasil.     

 Resultados

 Os vencedores da Longboard Friends (16 a 29 anos) foram Carlos Eduardo Campos (estilo), Carlos Eduardo Blassieli (onda) e Stefano Cocaro (performance).

Também na categoria Friends (na primeira bateria para atletas de 30 a 44 anos), os vencedores foram Enio Almeida dos Anjos (estilo), Eric Rizzo (performance) e Dionísio Machado Neto (onda).

 A segunda série premiou César Augusto Moraes (onda), Wagner Ramos Gonçalves (estilo) e Rafael Sobral (performance).

 Nas disputas do feminino, as vencedoras foram Cláudia Alexandra Ângelo (performance), Priscila Ferretti (onda) e Joanna Stippe (estilo).

 Na Legends, foram premiados Mauro Rabelé e Paulo Eduardo Cardoso (performance), Gerson Feliciano e Walter Vieira (onda) e Tato Araña e Flávio La Barre (estilo).

 A Super Legends destacou José Luís Sant'Anna, Chico Paioli e Batata (estilo); Zizi Passareli, Paulo Márcio e Álvaro Machado (onda); e Edinho Praiano, John Wolthers e Victor Orelhão (performance).

 A Tandem teve como vitoriosos Anna e Marcos (performance), Tato Araña e Matheus (estilo) e Carlos Eduardo Campos e Bali Dog – que é uma cadela - (onda).

 As provas de remada para longboard e bodyboard foram realizadas em trajeto de 500 metros, em frente ao Posto 2. Na categoria Longboard Masculino, o vencedor foi Hilton Alves seguido por Bruno Silva e Bruno de Oliveira, respectivamente.

 No feminino, levou a melhor Débora Dias, com Lenice Borges da Rocha em segundo. No bodyboard, faturou Anderson e Fábio.

 A categoria paddle board, na qual os competidores largaram da direção do Canal 2, contornaram a Ilha Urubuqueçaba e cruzaram a linha de chegada na arena do Posto 2, o vencedor foi Marcelo, seguido por Irapajy Caetano e Delton Menezes, respectivamente.

 O evento teve apoio da Revista Trip, Red Bull, Surf Store, Secretaria Municipal de Esportes de Santos, TH5 Eventos, Espaço Livre Eventos e Foco Comunicação.

Fonte : http://waves.terra.com.br/